Você sabia que a beterraba é uma raiz de origem europeia e tem um sabor levemente adocicado e pode ser consumida cozida ou crua em saladas, ou em forma de suco. Rica em açúcar, vitaminas e sais minerais. Trazendo vários benefícios para sua saúde, como irei citar alguns deles abaixo:
1. Controla a pressão arterial.
Consumir beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso ocorre devido à presença de uma substância chamada nitrato, que melhora a dilatação das veias, o fluxo sanguíneo e a passagem do oxigênio. Ter a pressão arterial controlada ajuda a diminuir os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
2. Melhora a função cerebral.
Estudos mostram que o consumo de beterraba pode melhorar a função cerebral e as habilidades cognitivas. Os nitratos promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro. Sendo assim, o órgão passa a funcionar melhor.
3. Diminui a glicose no sangue.
Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes. Por mais que ela tenha um índice glicêmico médio (54), a carga glicêmica (ou seja, a quantidade total do carboidrato) é baixa (5), devido à alta quantidade de fibras.
4. Previne o envelhecimento precoce.
Já que contém elevados níveis de vitamina C e betalaínas, que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres.
5. Melhora a função gastrointestinal
Por ser rica em fibras, a beterraba contribui para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas como prisão de ventre e hemorroidas.
Além disso, a betaína, presente nessa hortaliça, ajuda a regular a produção de ácido pelo estômago, mantendo níveis saudáveis para a digestão e prevenindo condições como azia e gastrite.
@tudorganico1